Content Image

Os revestimentos de pisos esportivos têm relação direta com a segurança dos atletas que usam o espaço. Se o piso for mal especificado, poderá acarretar lesões ou ferimentos em caso de quedas, assim, nesse tipo de obra, todo detalhe precisa ser levado em consideração na hora do projeto.

Espaços esportivos descobertos, por exemplo, estão expostos a chuvas que tornam alguns pisos muito escorregadios quando molhados. Nesses espaços, também há incidência solar direta, que pode desbotar alguns tipos de revestimentos e em pisos muito brilhosos, a intensidade da iluminação pode causar ofuscamentos e atrapalhar a visão dos atletas.

Além de todos esses fatores, existe ainda um outro requisito fundamental para o desenvolvimento do projeto do piso esportivo: conhecer a sua finalidade, ou seja, se a área será destinada somente para recreação esportiva ou se receberá competições de alto rendimento, ou ainda, se esses espaços serão utilizados para atividades culturais como shows, eventos, bailes, etc.

Levando tudo isso em consideração, podemos definir com precisão o piso de base e o acabamento mais indicado de acordo com as exigências de cada projeto, pois estes, podem interferir bastante no desempenho dos jogadores.

A Revia Engenharia possui soluções para áreas esportiva de base asfáltica e base cimentícia. Dentre os revestimentos de acabamento estão a pintura acrílica, pintura poliuretana (PU) e autonivelante poliuretano emborrachado.

BASE ASFÁLTICA

O piso asfáltico esportivo é uma excelente opção para áreas que necessitam de um piso antiderrapante, elevada absorção de impacto e insensível a variações de temperaturas e intempéries.

A base asfáltica deste piso é constituída por camadas de pó de pedra, brita e pedrisco com asfalto compactadas, regularizada com lama asfáltica e resinas sintéticas, e o acabamento superficial com resinas acrílicas.

Este piso é mais macio que os pisos em concreto. É monolítico (sem juntas de dilatação), possui um excelente desempenho esportivo, excelente pique de bola e pequena flexibilidade. A textura antiderrapante deste piso é adequada para todos os esportes, com destaque para quadras de tênis, pistas de atletismo, cooper e quadras poliesportivas.

BASE CIMENTÍCIA

A base cimentícia para áreas esportivas apresenta grandes vantagens técnicas e econômicas. Entre algumas dessas vantagens podemos citar o bom nivelamento, o controle de fissuramento, boa planicidade, grande durabilidade, pouca manutenção e ótimo custo benefício.

Diferente dos pisos asfálticos, uma importante característica desse tipo de base, é a possibilidade de receber qualquer tipo de revestimento de acabamento: acrílico, poliuretano, emborrachado, etc.

Também é um piso que apresenta enorme resistência a compactação, permitindo que seja utilizado não apenas para praticar esportes coletivos com bola, mas também para o uso de patins, skate, bicicleta e outras atividades recreativas e culturais.

Pintura Acrílica

Content Image

Indicado para as mais diversas modalidades de esporte, este revestimento possui elasticidade e flexibilidade moderadas e boa resistência à abrasão.

Também possui moderada resistência a raios UV, não amarelando com facilidade quando exposto ao sol.

Outra característica marcante das resinas acrílicas, é o acabamento fosco (sem brilho), diminuindo o reflexo da luminosidade que por sua vez, pode atrapalhar os atletas.

Por não impermeabilizar totalmente o substrato, este revestimento é bastante indicado para áreas externas expostas a chuvas, pois as gotas d’água se mantém baixas na superfície, dificultando o deslizamento.

Possui um custo de instalação mais baixo que os demais revestimentos.

As condições do substrato (superfície sobre a qual a pintura será feita) são fundamentais para a qualidade final da pintura, exigindo que seja realizado um preparo minucioso desse substrato antes de receber o acabamento.


ÁREAS DE INDICAÇÃO
  • Quadras poliesportivas externas;
  • Quadras de tênis;
  • Pistas de atletismos e cooper;
  • Calçadas de passeio;

Pintura Poliuretana (PU)

Content Image

Com excepcionais características de resistência às intempéries e abrasão, grande resistência físico-química, resiliência e boa flexibilidade, a pintura PU protege e prolonga a vida útil da base, sendo uma excelente opção para quadras poliesportivas.

Assim como o revestimento acrílico, exige que seja realizado um preparo minucioso do substrato antes de receber o acabamento, para garantir a qualidade final da pintura poliuretana (PU).

Estas resinas por sua vez, são resistentes a raios UV, sendo normalmente usadas em acabamentos de áreas onde existe incidência solar direta.

Além do alto brilho e aparência emborrachada, possui uma gama quase que ilimitada de cores e permite a aplicação de desenhos na sua superfície com facilidade.

Tem a capacidade de impermeabilizar completamente o substrato, podendo ficar escorregadio quando molhado, pois as gotas d’água se mantem altas na superfície até que evaporem por completo.

Possui um custo de instalação um pouco mais alto quando comparado com os revestimentos acrílicos, porém por conta da sua extrema durabilidade e baixo custo de manutenção e limpeza, é um dos revestimentos esportivos que possui melhor custo-benefício.


ÁREAS DE INDICAÇÃO
  • Ginásios de esporte;
  • Quadras poliesportivas;
  • Calçadas de passeio;
  • Heliportos;
  • Academias e Fitness;
  • Outras áreas descobertas e/ou desprotegidas da incidência solar;

Autonivelante Poliuretano Emborrachado

Content Image

Indicado para as mais diversas modalidades de esporte, este revestimento anti-impacto, possui resiliência, elasticidade e flexibilidade ideais para ginásios e quadras poliesportivas. Também possui resistência à abrasão, a raios UV, é extremamente durável e possui baixo custo de manutenção e limpeza.

Sua formulação atribui a este tipo de revestimento esportivo, um acabamento liso e de alto brilho, sem emendas (monolítico) e completamente impermeável.

Aplicados em espessuras que variam entre 2 e 6 mm, formam uma camada emborrachada sobre o piso, que confere aos atletas grande amortecimento de quedas.

Por sua característica autonivelante, tem a capacidade de corrigir defeitos do substrato e assim, garantem um acabamento de altíssimo padrão ao piso, com nivelamento perfeito.


ÁREAS DE INDICAÇÃO
  • Ginásios de esporte;
  • Quadras poliesportivas;
  • Salas de ginástica;
  • Academias e Fitness;
  • Áreas de recreação infantil;
  • Centros olímpicos;
  • Centros esportivos de alto padrão;